quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vamos fazer barulho!?

Seguindo a linha de raciocínio sobre anarquia, papel do design e discussões aleatórias a qual esse blog se destina (além dos nossos projetos, naturalmente), me deparei com isso:


Não, não vou embarcar no sentido figurado do "Fazer Barulho", nem mencionar as atuais revoltas em Londres  (ops! já mencionei!), vou me ater ao sentido prático da questão.
Primeiramente, a ironia, ah, a ironia!... Essa placa aí em cima é comumente encontrada perto de hospitais, no sentido que se pra alguém que está com dor de cabeça qualquer barulhinho já beira o insuportável, imagina pra alguém hospitalizado, correto?
Então pergunto: Porque ambulâncias têm sirene?
Tá, a resposta óbvia é: "Ô, Damm, tu é burro mesmo! A sirene serve pra abrir caminho no trânsito quando se está transportando um paciente que precisa de socorro rápido!" Ok! Isso eu sei. Mas isso não responde à pergunta.
Primeiro a sirene. Sirene é o dispositivo que gera o som, cuja origem etimológica se não me engano provém do canto das sereias (sirenes). Já a luzinha piscante se chama giroflex (hehehe... piadinha pra designers)

Primeiro processo?
A segunda questão é quase de ordem humanitária: SE BARULHO DÓI, PORQUE AMBULÂNCIA TEM SIRENE?!?!?! Pô, o cara tá lá dentro, na curva da beirada e ainda ligam a maldita da sirene! (nunca estive numa ambulância e honestamente espero que tenha um isolamento acústico fora do normal, mas ainda assim!)



Então, aqui no deQuinta, resolvi propor algumas alternativas à sirene.

1- Barulho de chuva. 


Ia ser irado, ia não? Um baita daquele barulhão de chuva, com uns eventuais trovões pros espírito de porco que não sairem do caminho. Primeiro que acalma. Segundo que é inevitável, começa o barulho de chuva e todo mundo corre pra ver. 


2- Justin Bieber
Todo mundo ia sair correndo desesperado da frente, abandonar seus carros... é... talvez não. (Em consideração aos nossos leitores eu não vou pôr link algum pra essa aberração.)

3- Plantão da Globo
 

É a famosa música "Ih, deu m...!" Ia ser infalível e ainda assim um pouquinho menos irritante do que uma sirene convencional.

Fica a dica.

Damm

Nenhum comentário:

Postar um comentário